(11) 2373-6070

Solicite um orçamento

CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR5

O que é a CIPA ou NR5?

A CIPA é uma comissão interna formada por representantes da empresa e de funcionários, que atuam na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A CIPA é regulamentada pelos artigos 162 a 165 do Ministério do Trabalho e também pela Norma Regulamentadora nº5que é responsável pela organização, eleição, treinamentos e outras atribuições. As empresas que possuem mais de 20 trabalhadores são obrigadas a implementar a CIPA, independente do segmento da empresa.

Como funciona a CIPA?

O objetivo maior da CIPA é que juntos empregadores e empregados desenvolvam formas de prevenção de acidentes. A comissão da CIPA é formada através de uma eleição, que são convocadas via edital e a empresa deve fixar avisos com pelo menos 15 dias de antecedência as eleições. O voto é secreto e todos os trabalhadores tem direito a voto e toda documentação desde do edital até as copias das atas e da posse devem ser encaminhadas ao Ministério do Trabalho.

São muitas as atribuições da CIPA algumas delas: identificar os riscos do processos de trabalho, criação de ações e campanhas de prevenção de acidentes, implementação e controle das medidas de prevenção entre outras.

Implantação da CIPA

Os serviços de CIPA que a Onix Medicina do Trabalho levam em consideração as necessidades de cada empresa, é possível organizarmos as eleições, treinamentos com emissão de certificados e elaboração do mapa de risco com a colaboração dos trabalhadores e do SESMT.